Os cientistas têm sido
acusados de brincar de Deus ao fazerem clones de ovelhas e de negar a Deus
quando insistem em que a evolução seja ensinada nas escolas. Um estudo indica,
entretanto, que muitos cientistas acreditam em Deus conforme o conceito mais
comum e usual.
Repetindo com exatidão uma
famosa pesquisa realizada em 1916, Edward Larson, da Universidade da Geórgia,
constatou que a profundidade da fé religiosa entre os cientistas não diminuiu
apesar dos avanços científicos e tecnológicos deste século.
Clique, abaixo, "EM MAIS INFORMAÇÕES" para continuar lendo...
Clique, abaixo, "EM MAIS INFORMAÇÕES" para continuar lendo...
Tanto em 1916 como agora, em
torno de 40% dos biólogos, físicos e matemáticos que participaram da pesquisa
disseram que acreditavam em um Deus que, segundo a estrita definição do
questionário, se comunica com a humanidade e a quem se pode orar "na
expectativa de receber uma resposta".
Cerca de 15% em ambas as
pesquisas alegaram ser agnósticos (só admitem os conhecimentos
adquiridos pela razão) ou de não ter "uma
convicção definida" sobre a questão.
Em torno de 42% em 1916 e
aproximadamente 45% agora disseram que não criam em um Deus como o especificado
no questionário, apesar de que não se verificou se eles criam em alguma outra
definição de divindade ou ser superior.
Mais revelador do que os
próprios números, segundo disseram os especialistas, é a sua estabilidade. O
fato das convicções pessoais dos cientistas terem permanecido inalteradas
durante quase um século caracterizado por mudanças sugere que a religiosidade
ortodoxa não está desaparecendo em maior grau entre os que são considerados a
elite intelectual e a população em geral. Os resultados também indicam que,
enquanto a religião e a ciência são freqüentemente apontadas como
irreconciliavelmente antagônicas (oposto, ao contrário), cada uma disputando
para si o trono da verdade, muitos cientistas não vêem contradição entre a
busca para entender as leis da natureza e a fé em uma divindade superior. (The
State, 4/4/97)
A Bíblia deixa claro que
qualquer um pode compreender que Deus fez os céus e a terra. Romanos 1.19-20 afirma: "porquanto o que de Deus se
pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os
atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua
própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo
percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são por isso
indesculpáveis".
Do ponto de vista de Deus, portanto, a criação é evidente para todas as pessoas, mas cada uma tem que decidir em que crer: na verdade ou na mentira. Quando escolhemos a verdade, cremos porque somos convencidos por ela: "Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem" (Hb 11.3).
Do ponto de vista de Deus, portanto, a criação é evidente para todas as pessoas, mas cada uma tem que decidir em que crer: na verdade ou na mentira. Quando escolhemos a verdade, cremos porque somos convencidos por ela: "Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem" (Hb 11.3).
PASTOR ROBERTO (13/09/13)

Nenhum comentário:
Postar um comentário